TERÇA-FEIRA, 20 DE FEVEREIRO DE 2018

Visitantes Online

Apresentação

Criado em 2009, o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento – NTPC é uma Unidade Acadêmica de formação superior em pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará – UFPA.

O Núcleo tem por objetivo formar pessoas no nível de pós-graduação de caráter transdisciplinar no âmbito do comportamento dos organismos, favorecendo a aquisição de competências necessárias para a resolução de problemas regionais com base na produção de conhecimento científico e tecnológico.

predioI

[Prédio I do NTPC]

Pretende-se com o crescimento e desenvolvimento do NTPC, tornar-se referência nacional e internacional em sua especialidade expressa em sua produção científica de alto nível e formação de mestres e doutores capazes de contribuir com a solução inteligente de problemas comportamentais na região amazônica.

aud_vivaldo-reis-filho

[Auditório Vivaldo Reis Filho - Prédio I do NTPC]

O NTPC é composto por dois Programas: o Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento – PPGTPC  e o Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento – PPGNC.

O PPGTPC é um dos Programas de excelência da UFPA, na última avaliação Quadrienal da Capes (2013/2016) manteve a nota 5, com perspectiva de tendência para nota 6. Trata-se de um dos dois Programas na área de Psicologia na região Norte que oferece o nível Doutorado. Seu objetivo é formar pesquisadores nos níveis de mestrado e doutorado. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de demonstrar domínio conceitual e metodológico no estudo do comportamento; orientar e realizar pesquisas na área de atuação; e adaptar e desenvolver tecnologias comportamentais relevantes para a solução de problemas regionais.

predioII

[Prédio II do NTPC]

O PPGNC oferece uma formação alicerçada na investigação interdisciplinar de processos comportamentais e cognitivos e de suas bases biológicas, concebendo-se o componente biológico de forma abrangente, incluindo a biologia do organismo integral, a ecologia e evolução da espécie. A interdisciplinaridade é exercitada em três disciplinas obrigatórias, cada uma ministrada conjuntamente por três docentes. Cada docente entrega um enfoque disciplinar diferente – Psicologia Experimental, Psicologia Evolucionista e Neurociências.

biblioteca-setorial

[Biblioteca Setorial - Prédio I do NTPC]

A criação do NTPC seguiu uma tendência mundial recente de formação de centros multidisciplinares com o foco no comportamento, e com diálogos com diversas abordagens do comportamento que vão das neurociências à linguística e à antropologia.

Para conhecer mais sobre o oferecimento dos cursos de mestrado e doutorado, bem como sobre as linhas de pesquisa e dos laboratórios que o Núcleo abriga, acesse a página dos Programas de Pós-Graduação na seção Programas no menu lateral.

Histórico dos Dirigentes do NTPC

DIRETOR GERAL / DIRETOR ADJUNTO

PERÍODO
Carla Cristina Paiva Paracampo 2009 (Pro tempore)