Universidade Federal do Para
 
SEXTA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
 

Pesquisar

Visitantes Online

Nós temos 10 visitantes online

Apresentação
Criado em janeiro de 2009, como consta em seu Regimento, o "Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento - NTPC" é uma Unidade Acadêmica de formação superior em pós-graduação da Universidade Federal do Pará. Tem por objetivo realizar o ensino de pós-graduação, a pesquisa e a extensão de caráter transdisciplinar no âmbito das ciências do comportamento dos organismos. Tendo como objetivos específicos do NTPC, além de outros compatíveis com sua natureza e finalidade, manter um Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, como subunidade acadêmica, desenvolver projetos de pesquisa em âmbito intra ou interinstitucional, preferencialmente de caráter interdisciplinar, congregando estudiosos e pesquisadores voltados à problemática estudada nas ciências do comportamento, promover a formação e capacitação interdisciplinar de recursos humanos que possibilitem o desenvolvimento da competência científica para o ensino, pesquisa e extensão, voltados para a compreensão do comportamento dos organismos de modo integrado, promover programas de formação pós-graduada lato sensu e outros de caráter extensionista ou de formação continuada, dentro da sua área de abrangência, prestar consultoria para o equacionamento e resolução de problemas afetos às ciências do comportamento, especialmente aqueles relacionados à Região Amazônica, servir de referência, principalmente na Amazônia, para questões relativas às Ciências do Comportamento, incentivar e divulgar a produção científica e técnica resultante de estudos realizados em seu âmbito de atuação, disseminar informações temáticas relativas ao comportamento e promover a divulgação das atividades do NTPC e de eventos sob sua coordenação, manter intercâmbio permanente com as demais Unidades da UFPA e com entidades nacionais e internacionais ligadas a pesquisas comportamentais.

O programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento é uma subunidade do NTPC. O PPGTPC é reconhecido pela CAPES, nos termos da Portaria N°84 de 22/12/94, e pelo Ministério da Educação e do Desporto, nos termos da Portaria N°694 de 13/06/95.

Atualmente são membros do corpo docente permanente do NTPC 21 Professores, a maioria composta de doutores credenciados como orientadores no PPGTPC e com projetos de pesquisa em suas respectivas áreas de orientação. Os professores não credenciados no PPGTPC são responsáveis por disciplinas em cursos de graduação, a maior parte deles no curso de Psicologia.

A criação do NTPC seguiu uma tendência mundial recente de formação de centros multidisciplinares com o foco no comportamento, e com diálogos com diversas abordagens do comportamento que vão das neurociências à linguística e à antropologia.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento - Universidade Federal do Pará
Tel: (91) 3201-8536 - E-mail: ntpc@ufpa.br